MobileMonday Rio @ Mobile World Congress 2011

Mobile World Congress 2011Mathieu Flamant participou do Mobile World Congress, em Barcelona, na semana passada. Abaixo, seguem as novidades.

A tendências desta edição: NFC, HTML5, 4G, Tablets. O MWC 2011 também confirmou as tendências das edições anteriores de 2009 (aplicativos) e 2010 (serviços na nuvem).

#1. Tablets
Seguindo a estratégia da Apple, os principais fabricantes de smartphones lançaram os próprios tablets: BlackBerry com o PlayBook, LG com um modelo que permite filmar em 3D, Samsung com um Galaxy Tab de 10 polegadas e um outro de 7, HP com o TouchPad, Motorola com o Xoom. O grande vencedor é o Google, já que o Android está rodando em boa parte destes modelos.
(vídeos dos tablets abaixo).

#2. HTML5
Durante o BlackBerry Developer Day, a RIM organizou workshops para apresentar o WebWorks. Este framework facilita o desenvolvimento de aplicativos para smartphones e playbooks através de tecnologias web (HTML5/CSS/Javascript) para um resultado similar a aplicativos nativos (“look & feel”, funcionamento, venda em lojas de aplicativos, etc.)

A Opera Software apresentou algumas APIs WAC 2.0 que permitem acessar funcionalidades do telefone como o acelerômetro e a câmera via linhas de código javascript. Mais informações sobre WAC (em inglês) aqui.

A plataforma para desenvolvedores da Telefônica, chamada BlueVia, também apresentou APIs utilizando tecnologias web.

#3. 4G
De que forma irão evoluir as redes de telecomunicações? Fornecedores de infra-estrutura como a NEC, a Huawei, a Ericsson, a Alcatel-Lucent ou a ZTE apresentaram soluções para substituir as redes atuais.
As tecnologias de quarta geração 4G (LTE, WiMax) prometem uma velocidade de até 100Mbits/s e poderiam ser utilizadas como alternativas a tecnologias fixas como DSL em áreas com sinal fraco por exemplo.

#4. NFC
A tecnologia sem fio NFC voltou a ser um tema quente:  rumores sobre o iPhone 5 e o iPad 2, operadoras apoiando finalmente a tecnologia (América Móvil, Deutsche Telekom, Telecom Italia, Orange, Telefónica, Vodafone), fabricantes integrando chips NFC em terminais (Nokia, Samsung, RIM,Motorola).

Outros assuntos
Os dois maoires assuntos debatidos nos stands e nas festas:

O MobileMonday London montou uma sessão sensacional com quatro painéis de profissionais que apresentaram as próximas tendências do marketing Mobile.

Agradecimentos especiais à Lizzie Hancock (RIM) e à Helen Kegan (MoMo London)!

5 comentários para “MobileMonday Rio @ Mobile World Congress 2011”

  1. Harvey disse:

    copeland@candlestick.tailins” rel=”nofollow”>.…

    спс!!…

  2. Adam disse:

    opposition@waitin.offensively” rel=”nofollow”>.…

    благодарствую….

  3. Ryan disse:

    valentine@smallish.leon” rel=”nofollow”>.…

    сэнкс за инфу!!…

  4. Erik disse:

    rosebush@lana.gaskets” rel=”nofollow”>.…

    good info!!…

  5. Joey disse:

    cathedrals@askington.scraping” rel=”nofollow”>.…

    thanks!…

 

Valid XHTML 1.0 Transitional CSS Valide !